14.5.09

Voo de asa delta na Pedra Bonita Rio de Janeiro


Quando você passa pela Praia de São Conrado no Rio de Janeiro, ao olhar para o céu vemos pessoas voando. Instrutores profissionais realizam passeios com interessados em curtir a natureza e fugir do estresse cotidiano.
Tudo começa na chegada, na íngreme subida do morro para a Pedra Bonita, chegando ao local treinamos a corridinha que devemos fazer na rampa antes de decolar. Antes de voar o instrutor, explica e mostra ao passageiro os procedimentos de decolagem, voo e pouso, que são muito simples. Ele confere minuciosamente cada detalhe, segurança, roupas adequadas como tênis ou sapato apropriado para a decolagem e pouso, condições climáticas e o equipamento em geral. Tudo pronto chegou a hora, tensão, nervosismo, curiosidade e emoção, todas essas sensações passam em nossos corpos até o momento do salto. São poucos passos para sair da rampa e se arremessar num abismo com mais de 700 metros de altura, a saída com certeza é o momento mais tenso.
Saímos, corremos pela rampa, perdemos o chão, temos segundos de queda livre, um grito e ufa, estamos voando. A vista é linda e tudo aquilo que você sentiu momentos antes já passou e agora você quer apreciar o delicioso voo. Tirar fotos, lembrar que está sendo filmado e dependendo do vento e das condições climáticas 20 minutos e estamos pousando na linda Praia de São Conrado. A sensação é indescritível, temos vontade de montar tudo, subir e saltar novamente. A experiência vale muito, a única dica é procurar instrutores qualificados. Qualquer pessoa de no máximo 120 quilos e mais de cinco anos pode voar. Desafie-se e bom vôo.

Curso e aluguel de asa delta ou parapente
O Programa de Treinamento e Credenciamento de Pilotos de Voo Livre (PTCP) iniciou em 1987 e foi implantado pela Associação de Vôo Livre do Rio de Janeiro (AVLRJ). Diversos tópicos deste trabalho ao longo dos anos foram mudados, visando acompanhar a evolução do esporte ao longo de 20 anos. Isso se dá devido ao maior desempenho dos equipamentos, velocidade média de voo e ao uso integrado dos instrumentos de apoio viário com o GPS. O curso tem duração de um a quatro meses em média, depende da disponibilidade e habilidade de cada aluno. Para se tornar instrutor é necessário voar no mínimo cinco anos (cerca de 1200 horas) e participar de campeonatos oficiais, assim o aluno pode apresentar os resultados ao diretor técnico da Associação Brasileira de Vôo Livre (ABVL).
O Aluno deve ter idade mínima de 18 anos, ter um atestado médico para apresentar ao instrutor devidamente credenciado pela ABVL ou representante estadual, para promover medidas necessárias para que o candidato entre nas classificações, como por exemplo iniciante. O aluno deve ainda realizar uma prova teórica, aplicada pela ABVL, seu representante estadual ou ANAC, obtendo 90% de aproveitamento. Filiar-se a um clube de voo livre ou associação reconhecida pela ABVL e ANAC. E por fim, executar voos de asa delta em qualquer local ou altura com a presença de um instrutor para que seja analisado sua decolagem e voo. Após esta etapa o aluno pode passar pelas outras etapas até se tornar um máster.
O aluguel de equipamentos é feito no local, o interessado deve apresentar a carteira de piloto para que o equipamento esteja de acordo com o nível da pessoa, o preço varia entre R$ 150,00 a R$ 180,00 por voo. “Nosso objetivo é democratizar o voo livre, dar acesso a qualquer pessoa que queira aprender, alugar uma asa delta ou parapente, fazer um voo duplo, ou apenas conhecer. Por isso nossos preços são mais acessíveis” afirma Adalberto Frazão – responsável pela Rotor Fly.
Adalberto Frazão, o Beto, como é conhecido, é responsável pela Rotor Fly, uma equipe de voo livre, com 18 pilotos/instrutores experientes e homologados pela ABVL, ele é atual diretor financeiro do Clube São Conrado de voo livre, piloto e instrutor de asa delta e parapente. Com 15 anos de experiência e há mais de 20 anos envolvido com o voo livre, Beto que é administrador, trocou o escritório para viver voando. Foi vice campeão carioca de asa delta em 2005 e 2006 na categoria intermediário.

Rotor Fly Av. Prefeito Mendes de Morais, 1502 - São Conrado - Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 7841-1348 / 9694-7323 / 2422-8586 Nextel 46*17801
www.rotorflyvoolivre.com

3 comentários:

  1. Valeu Carolina!!! Obrigado pela propaganda...
    Abração!
    Beto Rotor

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste tópico
    foi muito bem redigido
    e ainda consegui uma informação
    valeu caroline

    ResponderExcluir
  3. Para ver os valores atuais de voo livre no RJ entre em www.rotorflyvoolivre.com ou mande um email:
    betorotor@gmail.com

    ResponderExcluir