11.4.09

Volvo Ocean Race

Atletas de elite reunidos na mais difícil corrida da categoria
“Uma chance única de ver veleiros agressivos, velozes, grandes e competitivos percorrerem os mares do globo. Ter a oportunidade de se juntar a esse evento, para ver e aprender um pouco sobre, é inesquecível e realmente vale a pena”, João Castro, gerente da Puma. Os barcos da Volvo Ocean Race estão na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro para manutenção. O Rio é uma das etapas (pernas) da mais importante e severa competição da categoria. A regata dura aproximadamente nove meses e percorre a distância de 37.000 milhas náuticas em águas muitas vezes perigosas e desafiadoras. São ao todo 10 pernas diferentes. A edição de 2008/2009 começou em outubro em Alicante na Espanha e terminará em junho em São Petersburgo na Rússia. São ao todo 11 portos de escalada, passando pelo Oriente Médio, Índia e Ásia – lugares nunca visitados na história da Competição. Na primeira regata, realizada em 1973, 17 barcos partiram rumo a uma aventura completamente desconhecida para os 167 velejadores que percorriam 27.500 milhas náuticas ao redor do mundo. O sucesso foi enorme e, ao fim desta primeira regata, ela tornou-se a mais cobiçada corrida pelos mares ao redor do mundo. O Brasil só passou a ser ponto de passagem da regata na segunda edição, em 1977/78. Nesse ano também foi revelado um dos grandes nomes do esporte de todos os tempos: o neozelandês Peter Blake, com 29 anos na época. A partir daí, a prova passou a ser feita de três em três anos e o enorme sucesso fez com que grandes marcas assumissem o patrocínio dos barcos. Na última edição, em 2005/2006, o Brasil fez sua estréia na competição com o barco Brasil 1, comandado por Torben Grael, que terminou a disputa em terceiro lugar. Puma Ocean Racing O Puma Ocean Racing só entrou na competição há 2 anos. Segundo Matías Wolff, Gerente de Marketing Regional da PUMA Latino América e Caribe a Puma sentiu necessidade de colocar a marca em um novo esporte. “Já temos a linha golf, futebol, motocross, running. Buscávamos uma categoria que tivesse coerência com os nossos valores. A regata é um esporte selecionado que combina com a Puma”, explica Matias. O encontro com o capitão Ken Read se deu por indicação de conhecidos. E, segundo Matias, a química entre a marca e o capitão foi instantânea. “Ken é exatamente o que procurávamos”, diz. O capitão da equipe Puma, Ken Read, selecionou experientes membros de diversos países para compor seu time de navegação, são eles: Andrew Cape (navegador), Rick Deppe (especialista em mídia), Justin Ferris (preparador/prático), Sidney Gavignet (capitão de vela), Jerry Kirby (proeiro), Michael Mueller (proeiro/preparador), Rob Salthouse (preparador/prático), Erle Williams (timoneiro/estivador) Shannon Falcone (estivador/observador), Rob Greenhalgh (capitão sentinela), Andrew Taylor (estivador) e Casey Smith (proeiro). Na equipe em terra inclui Kimo Worthington (gerente geral) e Neil Cox (gerente de equipe em terra). Ken costuma os chamar de suas crianças. E diz que crianças brincam, brigam, fazem estripulias. E o mesmo acontece ali no barco. “Minha função é coordenar a brincadeira das crianças para fazer com que seja mantido o equilíbrio”, explica Ken. Até a perna na China a equipe da Puma estava nas últimas colocações. Nesta última etapa, que chegou ao Rio de Janeiro, Ken e sua equipe fizeram uma rota diferente e conseguiram chegar a Baía de Guanabara em segundo lugar, atrás apenas do barco da Ericsson, comandado por Torbel Grael. Il Mostro O Il Mostro é a segunda geração do Volvo Open 70, projetado por Botin Carkeek e construído pela Goetz Custom Boats em Bristol Rhode Island, em conjunto com a Customline Yacts. O barco foi lançado ao mar pela primeira vez em 25 de abril de 2008. O barco é um iate que agrega tecnologia de ponta, casco produzido com fibra de carbono pré-impregnada. Sua característica mais notável é a inclinação da quilha, que consegue chegar a 40 graus na direção do vento, oferecendo maior estabilidade ao barco, além da utilização de cordame de madeira e ferro o que reduz o peso. Hoje, o Il Mostro está 10.000 kilos mais leve. O Il Mostro (em italiano) é um veleiro monocasco com 105’ de altura (32 m), 19 pés de largura (5,8 m), 70 pés de comprimento (21,3 m), 1.884 pés quadrados de superfície da vela principal (175 m²), superfície da vela da fortuna 5.382 pés quadrados (500 m²) e chega até 40 nós de velocidade máxima. O projeto gráfico foi desenvolvido pela Puma que se baseou no visual de seus calçados. Rio de Janeiro De 26 de março a 11 de abril os barcos da regata Volvo Ocean Race estarão na Baía de Guanabara. No local, cada equipe possui um stand de apresentação. No dia 4 de abril aconteceu a regata local na Baía de Guanabara, a disputa Light In-Port Race contou pontos para a classificação geral. O percurso foi do Rio à Niterói e o público pode ver os times em ação. O Estado fez sua campanha para Rio 2016, onde a Marina da Glória será o local das provas náuticas durante as Olimpíadas. No caso da Puma, foi instalado um container-loja onde está sendo vendido os produtos da nova coleção da marca, inspiradas na Volvo Ocean Race. Juntamente com os velejadores da Puma Ocean Racing, foi desenvolvido desde roupas técnicas até roupas casuais, para todo tipo de clima. Havia também no local um simulador no qual, durante três minutos, os passageiros viviam como se estivessem velejando. E também um teste de força para ver quem consegue levantar a vela e abaixar a vela. Mas a atração que mais chamou a atenção do público foi a piscina com miniaturas dos barcos da competição, movidos por controle remoto.

Um comentário:

  1. Olá. Gostava de saber se você sabe onde posso encontrar roupa ou acessórios relacionados com esses barcos..Obrigada

    ResponderExcluir